sábado, 15 de octubre de 2011

Oficinas de técnicas teatrais aplicadas ao teatro espontâneo


Sábado 29, das 15,30 às 17,30 horas durante o IV Fórum

Venham com roupas confortáveis!

Façam já suas escolhas:

1. O Corpo e o sentir.
A presença do ator espontâneo na abordagem Río Abierto. É um sistema de técnicas psicocorporais com a finalidade do desenvolvimento harmonioso do ser humano, tendo como base o trabalho físico, mental e espiritual (consciência), utilizando como instrumentos: música, movimento corporal, massagem, dramatização.

Martha Nery Garcia. Atriz. Terapeuta Ocupacional. Instrutora do Sistema Río Abierto.

2. O Corpo na dança e no teatro

Princípios e técnicas corporais da dança e do teatro serão utilizados para estimular o ator para um contato profundo com seu corpo e com isso aproximá-lo de seus objetivos na cena. Tônus, alavancas corporais, peso, gravidade, eixo e disposição corporal serão abordados, trazendo à luz conceitos primordiais para a dança e o teatro.

Gustavo Fioretto Torres. Ator, bailarino e preparador corporal de elencos.

3. Orquestra em Ciranda

A emoção e a razão, o som e o silêncio, o caos e a ordem experimentados simultaneamente, num processo vivo e integrador, através da prática coletiva de uma composição musical que utiliza o corpo e a voz como instrumentos.

Sérgio Leoni. Violonista , arte-educador e produtor musical. Artista e facilitador de dinâmicas de grupo através da música.

4. Respiração Expressiva

A respiração é um instrumento para a interpretação e expressão na vida cotidiana, pois é capaz de comunicar intenções, no som e no silêncio. Esta oficina propõe conhecer e trabalhar com as interferências externas que afetam a respiração, tais como o movimento do corpo, as modulações na voz e as situações do dia a dia.

Juliana Passos. Mestre em fonoaudiologia. Terapeuta especialista em voz e comunicação. Professora de Expressão Vocal.

5. Contador de Histórias

O contador de histórias, através da expressividade de seu corpo, é capaz de contar e ao mesmo tempo interpretar as personagens de uma história, mesmo sozinho e sem a necessidade de figurinos e adereços, materializando o imaginário na ação dramática. A oficina trará princípios da técnica, tais como consciência corporal, foco, modulações de energia, presença, elã, charme pessoal, cumplicidade e improvisação.

Silvia Fuller. Psicodramatista, atriz, diretora e produtora.

6. Improvisação

Desenvolver a espontaneidade e as habilidades de prontidão e disponibilidade para o jogo cênico.

Adriana Azenha. Atriz, dramaturga e diretora de teatro.

7. Mímica

A oficina consiste em exercícios de observação e de consciência corporal, e uma reflexão sobre a linguagem da mímica como apoio à improvisação. Serão apresentados alguns princípios da Mímica que ajudam a fazer do corpo um indutor da imaginação, co-construindo ambientes, atmosferas, sentimentos.

Eduardo Coutinho. Mímico, Doutor em Artes, professor universitário, ator/diretor de teatro de reprise.

8. Do Corpo ao Palhaço

Esta oficina oferece possibilidades para explorar a expressividade através do corpo e da linguagem do clown, que rompe as barreiras do ridículo e subverte a ordem das coisas, ensinando a alegria, a ingenuidade, o humor e a descoberta de uma nova maneira de estar diante da vida.

Cláudia Fernandes. Psicóloga, atriz, psicodramatista, diretora de teatro espontâneo, especialista em linguagem clownesca.

No hay comentarios:

Publicar un comentario