Sábado 29, das 15,30 às 17,30 horas durante o IV Fórum
Venham com roupas confortáveis!
Façam já suas escolhas:
1. O Corpo e o sentir.
A presença do ator espontâneo na abordagem Río Abierto. É um sistema de técnicas psicocorporais com a finalidade do desenvolvimento harmonioso do ser humano, tendo como base o trabalho físico, mental e espiritual (consciência), utilizando como instrumentos: música, movimento corporal, massagem, dramatização.
Martha Nery Garcia. Atriz. Terapeuta Ocupacional. Instrutora do Sistema Río Abierto.
2. O Corpo na dança e no teatro
Princípios e técnicas corporais da dança e do teatro serão utilizados para estimular o ator para um contato profundo com seu corpo e com isso aproximá-lo de seus objetivos na cena. Tônus, alavancas corporais, peso, gravidade, eixo e disposição corporal serão abordados, trazendo à luz conceitos primordiais para a dança e o teatro.
Gustavo Fioretto Torres. Ator, bailarino e preparador corporal de elencos.
3. Orquestra em Ciranda
A emoção e a razão, o som e o silêncio, o caos e a ordem experimentados simultaneamente, num processo vivo e integrador, através da prática coletiva de uma composição musical que utiliza o corpo e a voz como instrumentos.
Sérgio Leoni. Violonista , arte-educador e produtor musical. Artista e facilitador de dinâmicas de grupo através da música.
4. Respiração Expressiva
A respiração é um instrumento para a interpretação e expressão na vida cotidiana, pois é capaz de comunicar intenções, no som e no silêncio. Esta oficina propõe conhecer e trabalhar com as interferências externas que afetam a respiração, tais como o movimento do corpo, as modulações na voz e as situações do dia a dia.
Juliana Passos. Mestre em fonoaudiologia. Terapeuta especialista em voz e comunicação. Professora de Expressão Vocal.
5. Contador de Histórias
O contador de histórias, através da expressividade de seu corpo, é capaz de contar e ao mesmo tempo interpretar as personagens de uma história, mesmo sozinho e sem a necessidade de figurinos e adereços, materializando o imaginário na ação dramática. A oficina trará princípios da técnica, tais como consciência corporal, foco, modulações de energia, presença, elã, charme pessoal, cumplicidade e improvisação.
Silvia Fuller. Psicodramatista, atriz, diretora e produtora.
6. Improvisação
Desenvolver a espontaneidade e as habilidades de prontidão e disponibilidade para o jogo cênico.
Adriana Azenha. Atriz, dramaturga e diretora de teatro.
7. Mímica
A oficina consiste em exercícios de observação e de consciência corporal, e uma reflexão sobre a linguagem da mímica como apoio à improvisação. Serão apresentados alguns princípios da Mímica que ajudam a fazer do corpo um indutor da imaginação, co-construindo ambientes, atmosferas, sentimentos.
Eduardo Coutinho. Mímico, Doutor em Artes, professor universitário, ator/diretor de teatro de reprise.
8. Do Corpo ao Palhaço
Esta oficina oferece possibilidades para explorar a expressividade através do corpo e da linguagem do clown, que rompe as barreiras do ridículo e subverte a ordem das coisas, ensinando a alegria, a ingenuidade, o humor e a descoberta de uma nova maneira de estar diante da vida.
Cláudia Fernandes. Psicóloga, atriz, psicodramatista, diretora de teatro espontâneo, especialista em linguagem clownesca.
No hay comentarios:
Publicar un comentario